quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Python3.0 FINAL!!!

Sim, eu sei que não acabei o tutorial do GAE, mas galera, um homem tem que ter prioridades em sua vida =D!!!

Saiu a tão aguardada versão3 do python!!! Isso é um evento histórico para a linguagem python! Ela, a partir de agora, é uma linguagem de primeiro mundo, compatível, "out of the box" com padrões de primeiro mundo! Ela possui tantas novas qualidades que eu já estou com água na boca aqui!

Não sendo possível fazer uma postagem estilo "cabra homi" devido ao horário e ao meu cansaço físico e mental(estou escrevendo apenas com a força de minha euforia!), vou apenas listas algumas características que VÃO afetar sua vida como desenvolvedor pythonico:

  • print não é mais uma keyword, é um método(print('') e não print '')
  • todas as strings python são unicode por padrão(utf-8 da vida meu povo =D)
  • agora existe o tipo bytes. Ou seja, strings são strings e bytes são bytes. Assim como é para ser
  • FILEIO agora aceita 'b', para binário
  • O tipo long morreu. Agora só existe o int, que é como se fosse o long.
  • O método cmp morreu também(rsrsrs, tem um código meu que vai quebrar por esta).
  • sys.maxint virou agora sys.maxsize
  • Isso aqui agora funciona: (a,*rest,b)=range(5) , resultando em a igual a 0, *rest igual a [1,2,3] e b em 4. MORRA DE INVEJA, PROLOG!!!
  • as e with são keywords agora
  • mudança na sintaxe do except para : except ExceptionName as varname: ...
  • <> <== não existe mais
  • Outras coisinhas que listarei algum dia entre hoje e o dia do apocalipse(ou não =D)
Pois é galera, é isso. Quem quiser já ir testando, faça as honras de baixe o py3k(apelido do bixin). Só digo uma coisa, MUITO PROVAVELMENTE, seu código irá quebrar, usando o py3k, se você não o fez já pensando em utilizá-lo com o mesmo. Algumas mudanças foram rígidas, penetrantes e sem vaselina! Juízo hein!?

Um comentário:

Unknown disse...

Cara eu baixei o Py3k ontem e já senti a diferença nos meu cods antigos. Pararam na primeira linha. rsrs. O print() já usava, mas eu ainda não tive tempo de consertar o raw_input("...texto...")
Obs: Sou iniciante, comecei a menos de um mês :-) e já estou gostando.
Estou com o Python 2.6 minha máquina e até então funcionava. Vou dar um rolé pela net em busca da solução do raw_input. Vlw

Arquivo do blog