terça-feira, 11 de agosto de 2009

Estendendo o GTK filechooserdialog

Hoje me deparei com um problema! Estava lá eu, feliz da vida, desenvolvendo um aplicativo desktop em python com gtk, quando me deparo com o problema de dar interatividade para o filechooserdialog criado pelo glade3. Não faço a mínima idéia se aquele bicho é um filechooserdialog padrão ou mesmo onde acho exemplos carregando esse bendito, do arquivo .glade onde reside até meu código, de forma funcional.

Diante deste impasse, e de meu prazo curto( para variar ), mediante pesquisa na internet, achei um link muito maneiro que explica como criar uma caixinha de seleção de arquivos sem usar o glade3, e de forma fácil. Fiquei meio triste que não ia usar o que eu tinha feito direto com o glade, mas é a vida! Quem não tem cão, caça com cobra =D hehe (@.@!). De qualquer maneira, eu dei uma modificada simples para que ficasse com uma aparência legal para o meu aplicativo.

Basicamente eu criei uma classe que estende o gtk.FileChooserDialog e configurei a danada direto no __init__. Fiquei até bem legal e limpo, o código, sem falar, funcional! Eis o código comentado:




Bem, é isso. Espero que ajude alguém! Comentem!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog