quarta-feira, 12 de agosto de 2009

GTK+GTKBuilder+Python == Happy!

Seguinte negada, como foi anunciado em vários blogs internet afora, como este e este, ao se desenvolver para Gtk, deve-se usar o GtkBuilder ao invés do libglade, devido a algumas escolhas de desenvolvimento e para a melhor evolução da biblioteca. Ciente disso, resolvi fazer um pequeno tutorial de como criar e carregar um arquivo no GTKBuilder a partir do glade3.

  1. Basicamente, o que você vai fazer é:
  2. criar um arquivo .glade como glade3
  3. salvar em um local qualquer
  4. criar um objeto GtkBuilder
  5. carregar esse objeto pelo objeto GtkBuilder
  6. conectar os sinais
  7. mostrar a interface

Não é uma trabalho difícil, entretanto, um exemplo sempre ajuda, não é mesmo? Uma observação que eu gostaria de fazer é que dialogs não são tão interessantes para serem criados no glade3 quanto interfaces customizadas. Isso se dá pela facilidade de criá-los e customizá-los. O FileChooserDialog, citado em outra postagem deste blog, é um bom exemplo disso. De qualquer maneira, mãos na massa!



Note que o signal definido abaixo tem o mesmo nome do método definido em Example.


Bem, é isso. Note que o método é semelhante ao usado com o libglade, então, migração de códigos deverão ser bastante tranquilas. No mais, é isso.

Abraço!

Um comentário:

Unknown disse...

Não sei que versão do GTK / Python voce está usando.. mas aqui (Usando o padrão do Ubuntu 9.04) eu tive que fazer algumas adaptações no código, do jeito que está escrito não funciona.

python -c "print ''.join([chr(154 - ord(c)) for c in 'H+6(13+zT5((51(9z65zG+% 9zmz(+645(\'+%Z3-91.l7+-'])"

Arquivo do blog